Pular para o conteúdo principal

Destaques

Permitindo que seus filhos pequenos ajudem na cozinha

  Permitir e envolver crianças menores de 3 anos para ajudar na cozinha pode ser uma tarefa divertida, mas, na realidade, difícil. Especialmente quando você está tentando preparar o jantar a tempo e seu filho está interferindo na preparação. Pedir a eles que ajudem na cozinha pode ser mais um incômodo do que qualquer outra coisa. Aqui estão algumas ideias que podem tornar esse momento um pouco mais agradável para você e seu filho.   Reserve bastante tempo. Na primeira vez em que convidar seu filho para a cozinha para ajudar de alguma forma, certifique-se de que tenha tempo suficiente para que você possa relaxar e ambos possam fazer coisas e aproveitar o momento juntos. Isso também envolverá muita prática e repetição para que vocês dois adquiram o ritmo e tenham uma parceria de trabalho. Seja paciente.   Lembre-se de que as coisas e os alimentos podem ser colocados no maior número possível de recipientes. Você pode decantar os ingredientes medidos em tigelas pequenas par...

Ensinando nossos filhos a pedir desculpas: construindo habilidades interpessoais para a vida toda

 


As lesões ocorrem de duas maneiras: acidental ou intencionalmente.

Precisamos ajudar nossos filhos a se prepararem para lidar com o inevitável em suas vidas. Acidentes acontecem, e precisamos mostrar a eles como fazer as pazes quando as coisas dão errado. No entanto, precisamos ensinar essas habilidades antes, e não depois do fato.

Os acidentes machucam tanto quanto um ferimento intencional. Quando nos envolvemos em um acidente ou incidente lamentável, todas as partes têm responsabilidades umas com as outras. As pessoas que se machucaram, se possível, precisam informar aos outros envolvidos que se machucaram e comunicar o que precisa ser feito para remediar o dano, pois ele pode não ser imediatamente aparente. A vítima do acidente precisa dizer, por exemplo: "Machuquei meu joelho. Você pode me dar um curativo?"

Quando as ações de uma criança causam um acidente, precisamos orientá-la a pedir desculpas. Ao ignorar o incidente e não pedir desculpas, nossos filhos precisam entender que correm o risco de que as pessoas pensem que eles agiram de propósito. Quanto mais cedo o pedido de desculpas for feito, melhor. Entre os três e os seis anos de idade, as crianças estão em um período crítico para o aprendizado de habilidades sociais, portanto, mostrar a elas como pedir desculpas pode ser feito de forma objetiva.

Um pedido de desculpas consiste em quatro etapas.

    Dizer que sente muito.

    Perguntar como ajudar a outra pessoa a voltar ao normal ou a se sentir melhor.

    Oferecer-se para mudar o comportamento para que o incidente não volte a ocorrer.

    Pedir que o pedido de desculpas seja aceito.
Um pedido de desculpas sincero pode soar assim:


"Sinto muito. Não tive a intenção de esbarrar em você. Você se machucou? Como posso ajudá-lo? Terei mais cuidado por onde ando. Aceita meu pedido de desculpas?"

Ser ferido acidentalmente por uma pessoa que expressa preocupação com você pode ser perdoado e esquecido. A maioria das ofensas de uma criança de três a seis anos é acidental.

Infelizmente, também precisamos mostrar aos nossos filhos como pedir desculpas pelos incidentes em que eles agiram com raiva ou com intenções prejudiciais.   O formato do pedido de desculpas é o mesmo usado para acidentes. As vezes é necessário um período de reflexão entre o evento e o pedido de desculpas.

Forçar nossos filhos a pedir desculpas quando não estão arrependidos não os ajuda a se tornarem pessoas melhores.



Uma criança pode não ser capaz de dizer honestamente que sente muito por ter machucado outra pessoa. Mas talvez ela possa falar a verdade dizendo que sente muito por bater ou xingar. Umas criança de três anos que derrubou um colega de brincadeira que pegou seu brinquedo pode ser treinada para dizer algo assim:

Peço desculpas por tê-lo empurrado para baixo. Não gostei que você estivesse com meu brinquedo. Da próxima vez, tentarei lhe dizer que quero o meu brinquedo. O que posso fazer para que você se sinta melhor? Você aceitará meu pedido de desculpas?"

Ao dar pequenas lições do tipo "e se?" a nossos filhos pequenos, podemos ajudá-los a começar a desenvolver habilidades interpessoais para toda a vida. Essas lições podem levar apenas alguns minutos quando propomos certas situações difíceis:


    E se você acidentalmente derrubasse sua irmã enquanto corria no quintal? O que você faria?

    E se seu amigo chegasse e brincasse com seu brinquedo favorito? O que você faria?

    E se você ficasse chateado e batesse em um amigo? O que você faria?

    E se um amigo batesse em você? O que você faria?


Dedicar alguns minutos para ensinar nossos filhos a pedir desculpas e a prever possíveis conflitos os ajudará a aprender a corrigir alguns dos erros em suas vidas.


Comentários

Postagens mais visitadas