Destaques

Permitindo que seus filhos pequenos ajudem na cozinha

 


Permitir e envolver crianças menores de 3 anos para ajudar na cozinha pode ser uma tarefa divertida, mas, na realidade, difícil. Especialmente quando você está tentando preparar o jantar a tempo e seu filho está interferindo na preparação. Pedir a eles que ajudem na cozinha pode ser mais um incômodo do que qualquer outra coisa.

Aqui estão algumas ideias que podem tornar esse momento um pouco mais agradável para você e seu filho.
 

Reserve bastante tempo. Na primeira vez em que convidar seu filho para a cozinha para ajudar de alguma forma, certifique-se de que tenha tempo suficiente para que você possa relaxar e ambos possam fazer coisas e aproveitar o momento juntos. Isso também envolverá muita prática e repetição para que vocês dois adquiram o ritmo e tenham uma parceria de trabalho. Seja paciente.
 
Lembre-se de que as coisas e os alimentos podem ser colocados no maior número possível de recipientes. Você pode decantar os ingredientes medidos em tigelas pequenas para a criança despejar na panela ou na tigela grande. Exemplos: arroz, farinha, lentilhas, sal, açúcar, queijo ralado etc. Os ingredientes podem ser colocados com uma colher ou pinça pequena em outro recipiente para que eles fiquem ocupados enquanto você faz outras coisas na cozinha.
 
Coloque as coisas no forno/fogão o mais tarde possível para que seu filho possa misturar ou colocar os ingredientes na panela. Isso permite que todos os ingredientes sejam colocados pela criança sem medo de queimar. Você pode colocar as coisas no fogão com crianças mais velhas que são um pouco mais cuidadosas.
 
Organize a cozinha de modo que seu filho possa lavar as mãos de forma independente - toalha acessível, detergente - pois lavar as mãos nunca é demais e deve ser um bom hábito a ser desenvolvido na cozinha/práticas de manipulação de alimentos. Acrescente um banquinho ou escadinha que seja estável e alto o suficiente para que seu filho possa fazer coisas na bancada da cozinha.

Mantenha toalhas de papel sempre à mão para qualquer pequeno respingo. Você também pode pedir ao seu filho para limpar o que for necessário.

Divida os ingredientes da receita em porções, se possível usando cumbucas e pires pequenos.

Use facas sem serra para permitir que seu filho corte até que sua coordenação esteja melhor. Você pode usá-las para cortar cogumelos, mesmo que isso não seja necessário na receita. Isso pode ajudar a manter seu filho ocupado enquanto você cozinha algo em que ele não pode ajudar.

Os utensílios de cozinha podem ser úteis para que as crianças ajudem na cozinha de forma independente. Aparelhos como mixer de alho/cebola, descascadores aturomáticos, secadores de salada fáceis de usar, etc.

Tigelas e recipientes pequenos são ótimos para ajudar na independência, pois podem ser carregados com as duas mãos.

Os bebês gostam de porta-temperos. Por exemplo, faça ovos mexidos em uma tigela grande. Fazer ovos mexidos não precisa de medidas precisas, portanto, os saleiros são perfeitos para adicionar temperos.

Se você achar que a coordenação é boa o suficiente, ensine-os a descascar cenouras ou, melhor ainda, pepinos, pois eles podem ver onde descascaram. Quebrar ovos também é uma boa opção.
 

Ensine seu filho a arrumar a mesa. Você pode fazer com que ele pegue um prato/utensílio da cozinha, um prato de cada vez, ou use uma cesta para colocar os utensílios. Você pode colocar os pratos e utensílios sobre a mesa para que ele os coloque em cada lugar. Certifique-se de que eles consigam, pelo menos, alcançar a mesa.

Os aventais podem ser introduzidos para sinalizar o início da atividade, não apenas para manter as roupas arrumadas.

Quando estiver cortando legumes, você pode envolver seu filho fazendo com que ele coloque o legume cortado em uma tigela/coador.

Faça com que ele lave os vegetais em um escorredor colocado na pia. Por exemplo, lave algumas alfaces e deixe que a criança as rasgue em pedaços menores para fazer uma salada.

Tente preparar os ingredientes e materiais com antecedência para que a atividade transcorra com mais tranquilidade. Você pode medir previamente os ingredientes e colocá-los em tigelas pequenas na ordem em que serão usados, da esquerda para a direita.

O mais importante é reconhecer como eles ajudaram como parte da conversa durante o jantar.

Observe atentamente a criança quando estiver lidando diretamente com alimentos crus. Eles podem ser comidos rapidamente.

Deixe de lado a perfeição com a qual está acostumado ao cozinhar. A sujeira acontecerá. Se a receita não for seguida à risca, tudo bem, o objetivo do exercício é o processo e a diversão das crianças. Por esse motivo, tente encontrar receitas que exijam que a maioria dos ingredientes seja colocada em uma tigela.

Esteja preparado para a bagunça.

Todas as sugestões de receitas simples que você tenha experimentado e que sejam as favoritas de seus filhos são bem-vindas.

Comentários

Postagens mais visitadas