Pular para o conteúdo principal

Destaques

Permitindo que seus filhos pequenos ajudem na cozinha

  Permitir e envolver crianças menores de 3 anos para ajudar na cozinha pode ser uma tarefa divertida, mas, na realidade, difícil. Especialmente quando você está tentando preparar o jantar a tempo e seu filho está interferindo na preparação. Pedir a eles que ajudem na cozinha pode ser mais um incômodo do que qualquer outra coisa. Aqui estão algumas ideias que podem tornar esse momento um pouco mais agradável para você e seu filho.   Reserve bastante tempo. Na primeira vez em que convidar seu filho para a cozinha para ajudar de alguma forma, certifique-se de que tenha tempo suficiente para que você possa relaxar e ambos possam fazer coisas e aproveitar o momento juntos. Isso também envolverá muita prática e repetição para que vocês dois adquiram o ritmo e tenham uma parceria de trabalho. Seja paciente.   Lembre-se de que as coisas e os alimentos podem ser colocados no maior número possível de recipientes. Você pode decantar os ingredientes medidos em tigelas pequenas par...

Crianças autônomas e organizadas: estratégias para incentivar a limpeza e organização


Ter crianças autônomas e organizadas é o desejo de muitos pais. Além de desenvolver habilidades importantes para a vida, como responsabilidade e senso de organização, ensinar os pequenos a cuidar do ambiente em que vivem é uma lição valiosa. No entanto, muitos pais enfrentam desafios quando se trata de incentivar a limpeza e organização por parte das crianças. Todas as crianças passam por um período sensível à organização desde o nascimento até os cinco anos de idade. Isso significa que elas são naturalmente inclinadas a trabalhar e a desejar ordem em suas vidas - rotina, consistência, previsibilidade.

Essa necessidade atinge seu ápice durante o período da infância, e é por isso que é perfeitamente aceitável esperar que seus filhos pequenos comecem a limpar o que fazem sozinhos. Para eles, isso não é uma tarefa, mas satisfaz seu desejo de ordem, pois colocam tudo no seu lugar e sabem onde esperar encontrá-lo novamente.

Então, como fazer com que seus filhos limpem a sujeira que fizeram, mesmo quando pequenos?

    Faça disso uma expectativa. É apenas uma das regras da família. Se você pegar algo, precisa guardar antes de pegar qualquer outra coisa. Seja consistente na aplicação dessa regra.
    Limite o número de peças em cada trabalho. Você realmente precisa de 1.000 peças de Lego no cesto ou 50 serão suficientes? Um número grande é intimidador quando chega a hora de limpar, portanto, é mais provável que você encontre resistência.
    Dê o exemplo. Se quiser que seu filho siga a regra da família de limpar o que for preciso, Você também precisa seguir a regra. Não jogue as coisas do outro lado da sala na lixeira certa no final do dia. Dê o exemplo de como você quer que seus filhos façam isso - carregue as coisas com as duas mãos, caminhe lentamente pela sala, coloque os itens com cuidado nos lugares certos e nas prateleiras.
    Associe isso a uma música. Quando terminar de usar uma tarefa, cante uma música. As músicas tornam as regras e as expectativas mais fáceis de serem lembradas, e você verá que seu filho cantará a música de limpeza para si mesmo depois de algumas semanas, sem que você o peça.



Quando você pode começar a seguir essas regras? Desde o início. Não, não é realista esperar que seu bebê de quatro meses limpe tudo sozinho. Mas ele pode observar você limpando cada atividade antes de pegar outra para ele. Quando a criança estiver sentada sozinha e começando a engatinhar, você poderá ajudá-la a colocar as peças de volta em um recipiente antes de levá-lo de volta à prateleira. Quando ela estiver andando, você poderá incentivá-la a carregar o trabalho para uma área de trabalho e levá-lo de volta para a prateleira quando terminar.

O que fazer se seu filho se recusar a limpar suas coisas?

    Conte os objetos. Se o seu filho estiver resistindo à limpeza, sente-se com ele e comece a contar as peças enquanto as guarda. A repetição acalma a criança e faz com que pareça um jogo. Geralmente, quando você chega a quatro ou cinco, a criança quer participar e começa a guardar as peças com você. Continue contando.
    Limpe os objetos por cor/tamanho/forma. "Hmm... vamos guardar todas as peças roxas primeiro!" Pergunte ao seu filho qual forma ele quer pegar primeiro. Pergunte se ela consegue encontrar todas as peças grandes.
    Mão sobre mão. Se ainda estiver tendo dificuldade em fazer com que seu filho limpe o trabalho dele, pare de falar. Pegue a mão dela com a sua, coloque-a sobre uma peça, pegue-a e guie a mão dela até a lixeira. Repita. Não fale. Depois de algumas repetições, a criança geralmente vai querer continuar sozinha.

Se o seu filho continuar a resistir e nada mais estiver funcionando, se afaste. Diga ao seu filho que ele não poderá escolher outro brinquedo até que limpe o primeiro. Siga essa ordem. Se ele se levantar e tentar pegar outra coisa, leve de volta ao primeiro trabalho e lembre da expectativa. Se ele precisar de uma resposta mais específica do tipo "por que", explique que, se ela deixar o trabalho de lado, alguém poderá pisar nele ou você poderá perder algumas das peças.



Lembre-se de que, no início, pode não parecer exatamente como você imaginou. Os brinquedos podem estar tortos na prateleira, alguns uns sobre os outros - mas seu filho fez isso sozinho.

Saiba que esperar que seu filho limpe tudo sozinho não é uma expectativa excessivamente alta - está perfeitamente de acordo com o desenvolvimento natural da criança e, na verdade, funciona para satisfazer sua necessidade interna de ordem e previsibilidade. Não há dúvida de que se pode esperar que seu filho de dois anos de idade limpe o que fez TODAS AS VEZES, não importa onde esteja.


Comentários

Postagens mais visitadas